O que é SEO?

Tempo estimado: 8 minutos (1779 palavras)

Mas a final o que é SEO?

Nesse artigo vamos detalhar bem o assunto para você aprender tudo o que precisa sobre SEO e por que ele se tornou tão importante, ou melhor indispensável para quem quer ganhar espaço e ser encontrado no mundo digital.
Se você está apenas procurando uma leitura rápida e quer entender os conceitos básicos sobre SEO, pode optar por ler esse artigo resumido.

NESTE ARTIGO VOCÊ VAI VER:

  • Como funcionam os sites?
  • Como funciona um site de busca?
  • O que é SEO?
  • Quais as principais técnicas?
  • Quais as Vantagens do SEO para o seu Negócio?
  • Como começar?
Como funcionam os sites?

Antes de entendermos o que é SEO, precisamos entender como funcionam os sites.

Um Site ou sítio eletrônico ou (em inglês: website, ou site) é um conjunto de páginas na web (rede mundial de computadores em inglês: World Wide Web, ou apenas www).

Até Agosto de 2020 existiam 1,793,019,059 de sites ativos em toda a rede, isso mesmo Mais de 1 Bilhão de Sites! vegeta mais de oito mil

Todos esses sites estão “registrados” em alguns servidores internacionais, e existem órgãos reguladores que registram e regularizam esses “Domínios” de todos os sites da internet. Um domínio é um endereço na web como por exemplo www.meusite.com.br ou www.conquista-digital.com

Mas só ter um domínio não significa que você tem um site, para ter um site além do domínio você também precisa de uma hospedagem ou seja um armazenamento físico, em um servidor.

É como se o Domínio fosse a escritura, e a hospedagem fosse o terreno, e o site seria a casa.

Todas as informações como os textos, imagens e vídeos do seu site estão guardadas em um servidor(um computador), mas para que as pessoas possam acessar essas informações elas precisam do endereço desse servidor, e a localização do seu site nesse servidor, o endereço original do seu site nesse servidor é composto de uma sequencia de números como por exemplo 191.172.20.32, mas gravar endereços com sequencia de números, seria muito complicado, por isso foi criado um endereço mais fácil de ser gravado chamado de domínio, assim sempre que alguém digitar www.meusite.com, vai dar direto no local da sua hospedagem e vai exibir a sua página. Antigamente você só conseguiria acessar um site se tivesse o endereço do domínio dele.

Para entender melhor, vamos imaginar que a internet é uma cidade e que os sites são lojas de diversas coisas diferentes, nessa cidade com quase 2 bilhões de lojas você precisa muito comprar um Jeans Azul, sebe que existem lojas nessa cidade que vendem os melhores Jeans Azuis, mas você não sabe o endereço de nenhuma loja, como vai encontrar essa loja se você não sabe o endereço e nem mesmo nome de uma dessas lojas?

Esse era um problema enfrentado até o início da década de 90 por quem usava a internet, você só conseguiria acessar um site se alguém te informasse o endereço daquele site.

Mas foi então que ainda na década de 90 tiveram a brilhante ideia de criar alguns sistemas capazes de vasculhar toda a internet em busca de informações de bilhões de sites, associar essas informações a cada domínio de onde procedem e então listar tudo e uma única página, e foi nessa época que surgiu um site de busca chamado Google.

Como funciona um site de busca?

Os mecanismos de busca hoje em dia fazem a indexação ou seja uma lista dos sites e associam cada “Palavra Chave” desses sites a essas Listas.

Todos os textos, imagens, vídeos e até algumas informações que pode ser “escondidas” no código do seu site são indexadas no sistema de arquivos dos mecanismos de busca.

Assim no momento em que você entra na barra de pesquisa do Google por exemplo e escreve uma palavra ou frase, em apenas alguns milésimos de segundos o mecanismo de busca faz uma rápida varredura nas suas listas e mostra na tela todos os sites que estão de alguma forma “falando” sobre o assunto que você pesquisou.

Partindo desse princípio algumas pessoas começaram a estudar como esses sistemas fazem essa indexação para usar isso a seu favor.
pesquisa no google

O que é SEO?

SEO  (se lê: “s, i, ou“) significa Search Engine Optimization ou em tradução livre, Otimização de Sites Para Sistemas de Busca. É o processo de otimização feito em um site e seu conteúdo para que os motores de busca classifiquem suas páginas nas primeiras posições de acordo com a palavra-chave inserida.

Mas por que o SEO é tão importante para um site hoje?
Pense em todas as buscas que você já fez no google, bing, yahoo ou outro buscador, quantas vezes você você rolou a página até o final e foi para a página 2 da busca, ou para a página 3, ou quem sabe para a página 32, 150?

Na grande maioria das vezes nós escolhemos os sites que aparecem na primeira página, e nas primeiras colocações, fazemos isso um pouco por comodismo, ou por que não temos tempo para ficar vendo todas as páginas de pesquisa, outras vezes por que encontramos o que procuramos logo nas primeiras colocações da primeira página, e em alguns casos até por que sentimos mais confiança nos sites que aparecem na primeira página.

Sites de busca como o Google usam métricas para classificar palavras ou termos chave, essas métricas são medidas a partir do volume de busca, ou seja, a partir da quantidade de vezes em que as pessoas fizeram buscas por determinado assunto, quanto mais uma palavra ou termo é escrito na barra de pesquisa do mecanismo de busca, melhor seu Ranking de pesquisa. 

*Curiosidade o sistema que analisa e classifica o ranking das palavras chave é o mesmo sistema que te da sugestões de pesquisa quando você começa a escrever.

perguntas absurdas do google

Sabendo disso, muitas pessoa que trabalham através da internet perceberam que estar na primeira página de um buscador é importante, e estar listado entre os primeiros sites é ainda melhor.
Más como chegar ao topo do Google?
A melhor maneira de chagar ao topo é através de um conjunto de técnicas conhecidas como SEO.

Quais as principais técnicas?

O SEO hoje evoluiu desde a sua descoberta, e existem diversas técnicas que podem ser usadas para rankear ou subir no Ranking de pesquisas.

Lembra que mencionamos acima que os mecanismos de busca fazem uma varredura nos sites e associam as palavras chave da sua pesquisas com os sites que estão falando do assunto que você esta procurando? Pois bem mecanismos de busca são famintos por Conteúdo, e quanto mais conteúdo você tiver no seu site melhor. 

Mais é importante lembrar que não é qualquer conteúdo, nem pode ser escrito de qualquer maneira, a verdade é que hoje muitos sites travam uma guerra de conteúdo para conquistarem o topo das pesquisas, e quem tem mais técnica tem mais resultados.

Além do conteúdo outras técnicas podem ser usadas como o uso de Metas, entre as Metas existem:
Meta Title (Lit. Título)
Meta Tags (Literalmente:Etiqueta)
Meta Description (Lit. Descrição)

As Metas não ficam visíveis ao público quando acessam sua página pois são registradas junto ao código fonte do seu site, mas elas são totalmente visíveis aos mecanismos de busca.
Para fins de SEO, essas Metas são preenchidas no site com palavras-chave com alto índice de busca no google.

Outro método usado são as URLs, uma URL(localizador uniforme de recursos) nada mais é do que do que o endereço legível de uma página na web, elas também podem ser usadas para indexar palavras chave do seu site nos mecanismos de busca, como por exemplo www.conquista-digital.com/criacao-de-site, nesse exemplo usamos palavras chave após a barra “/”, mas poderíamos usar até o domínio do site como palavra chave.

As imagens também podem ser uma ótima ferramenta se souber fazer bom uso delas como recurso de SEO, podemos por exemplo usar palavras chave na descrição ou no título da imagem, além de outros recursos que podemos inserir no código da página junto à imagem para ter maior visualização do mecanismo de busca.

Esse são apenas alguns recurso usados, existem muitos outros recurso e ferramentas como o Google Ads(Ferramenta do Google para tráfego pago), entre outros dos quais vamos falar mais em outros artigos.

Quais as Vantagens do SEO para o seu Negócio?

Hoje o Google é o maior mecanismos de busca do mundo, e é também a maior fonte de pesquisa virtual da humanidade, tanto que é comum ouvir termos como “Dá um Google” ou “Dá uma Googlada”, então parece lógico que toda empresa deve estar na internet, ou melhor no Google, para ser encontrada, ficar no topo, alcançar, e conquistar o maior número de pessoas possível!
Hoje, só no Brasil temos mais de 134 milhões de usuários na internet. Isso significa que mais de 70% da população do país está conectada, e esse número cresce a cada ano, por isso é lógico pensar que toda empresa quer e deve estar na internet.

Toda deve investir em SEO se quer conquistar espaço na internet!

Como começar?

Primeiro você deve decidir se quer fazer você mesmo ou se prefere colocar nas mãos de um profissional ou empresa especializada.

Se acha melhor colocar essa responsabilidade nas mãos de um empresa qualificada, ótima escolha, assim você pode dedicar mais tempo ao seu negócio, a final estamos falando de muito trabalho e principalmente muito estudo do assunto, e muita prática, o seu tempo é precioso e nada melhor do que usar ele no seu negócio!

Mas se você prefere fazer você mesmo, não tem problema, estamos aqui para ajudar, oferecemos consultoria, acompanhe nosso Blog, aqui vamos falar de tudo o que você precisa saber para conquistar seu espaço na internet!

Quer saber mais, fazer um orçamento ou pedir uma consultoria? Entre em contato conosco!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *